benefícios

4 benefícios do queijo para a sua saúde

By In Dicas

Raclette, minas, mussarela, búfala, brie, provolone, gorgonzola, cottage, ricota, prato, parmesão, meia cura, coalho… Entre os mais variados tipos e combinações, o queijo é um alimento muito conhecido e queridinho dos brasileiros, estando presente à mesa, desde um simples café da manhã, até na elaboração de pratos que compõe o menu da mais alta gastronomia.

A base da produção do queijo acontece a partir da fermentação do leite, que pode ser obtido da ordenha da vaca, da ovelha ou da cabra, entre outras mamíferas.

Sobre as diferentes qualidades, cores e gostos – que podem ser mais fortes ou menos acentuados, irá depender do nível de gordura, defumação, aromatizantes, adição de ervas e de temperos. Queijos mais moles ou duros, podem ser resultantes do tipo de coalho na hora da fabricação ou do tempo de envelhecimento.

Entre as singularidades desse produto, um dos queijos mais conhecidos no país, o ‘queijo minas’, é considerado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O queijo minas conta uma forte influência histórica vinda de Portugal, pois foram esses povos que trouxeram a receita do queijo coalhado com leite fresco.

Benefícios do queijo para a saúde

Tido como um aliado para a saúde de muitas pessoas, o queijo é rico em fonte de aminoácidos, fósforo, proteínas, cálcio e de vitaminas, principalmente A, B2, B9, B12, D, além de microrganismos que ajudam a regular o intestino, os chamados probióticos.

A seguir, conheça 4 benefícios do queijo para a saúde:

 

1º Fortalece os ossos

Derivado do leite, o queijo é riquíssimo em cálcio, ajudando a manter a saúde dos ossos. Ingerindo a quantidade correta de cálcio na alimentação, é possível evitar doenças como, desgaste ósseo, osteoporose, entre outras doenças do tipo.

O consumo de queijo pode ajudar na construção e na recuperação da massa corpórea

2ª Saúde bucal em dia

Por conta da grande quantidade de cálcio, além de manter os dentes fortes, o consumo de queijo também reduz a placa bacteriana, além de estimular a produção de saliva, mantendo a boca limpa de forma natural.

 

O teor de cálcio pode variar de acordo com a técnica utilizada durante a fabricação

3º Auxilia no emagrecimento

Presentes em diferentes tipos de dieta, os queijos com baixo teor de gordura, tipo cottage e ricota, estão sempre presentes nas dietas. Por ser um alimento rico em proteínas, após ser ingerido, traz a sensação de saciedade, reduzindo a fome e, consequentemente, colaborando para a manutenção da dieta e/ou na perda de peso.

De acordo com o site Tua Saúde, novos estudos indicam que o butirato, uma substância que se forma no intestino após a fermentação do queijo, pode aumentar o metabolismo, facilitando a queima de gordura corporal.

 

4º Grande aliado das gestantes

Por conter uma boa quantidade de ácido fólico, o queijo pode ser considerado um alimento essencial durante a gestação. Outro importante benefício do queijo para as mamães é que ele favorece a produção do leite materno.

Benefícios do queijo: além de saudável, delicioso

Benefícios do queijo: além de saudável, delicioso

Assim como o queijo, a Racleteira também agrada os consumidores brasileiros e do exterior. Ao agregar o uso desse equipamento nos pratos que levam esse alimento, além de saudabilidade, é possível vivenciar uma experiência que agrada os mais exigentes paladares, e desperta olhares sobre o queijo no ponto certo e com camada crocante, sendo derretido sob os alimentos, deixando os pratos ainda mais saborosos.

 

Com um toque de requinte que só a Racleteira é capaz de proporcionar, momentos comuns tornam-se inesquecíveis!

De fato, o queijo traz inúmeros benefícios à saúde. Mas, por conta da ampla variedade desse produto, em alguns casos, para inclui-lo na dieta, o acompanhamento médico e nutricional é indispensável para que o paciente seja orientado em relação, por exemplo, sobre o teor de sódio, colesterol e também sobre a intolerância à lactose.

 

Gostou desse texto? Para acompanhar conteúdos semelhantes, acesse o nosso blog e boa leitura!

1 Comment

  1. Evncao

    Says 05 maio 2021 at 08:24

    ivermectin 20 mg – ivermectin for humans stromectol pill for humans

Leave Your Comments