Seja bem-vindo, inverno! Com a estação mais fria do ano, muitas cidades e estados do Brasil já sentem que as temperaturas começaram a cair.
O inverno teve início no dia 21 de junho e permanecerá até 23 de setembro, e com o clima mais geladinho, fica quase impossível resistir às receitas para o inverno, motivo ideal para reunir as pessoas que amamos à mesa, para degustar pratos quentinhos e deliciosos que combinam perfeitamente com a época.
Trazendo a sensação de conforto para os dias frios, as receitas que levam como base de sua preparação o queijo raclette são ideais para quem aprecia experiências gastronômicas únicas.
A seguir, confira dicas para tornar a estação ainda mais aconchegante. Boa leitura e bom apetite!
Sua refeição vai ficar mais aconchegante com estas dicas de inverno, começando pelo maravilhoso Caldo de Abóbora com Frango. É uma opção interessante, pois além de deliciosa ela contém poucas calorias, é rica em nutrientes e ideal para saborear nos dias de frio.
Para garantir que ela fique com um sabor delicioso e com a textura perfeita, siga os passos abaixo:
Aqueça os dias frios saboreando um delicioso Caldo de Abóbora com Frango
Ingredientes
1/2 abóbora japonesa
2 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola pequena
2 dentes de alho picados
300 g de frango desfiado
sal a gosto
pimenta-do-reino a gosto
coentro a gosto
queijo raclette

Modo de Preparo
Cozinhe a abóbora até que ela esteja bem macia, bata no liquidificador com a água do cozimento e reserve.
Cozinhe o frango e, após o cozimento, desfie e reserve.
Em uma panela, coloque a manteiga, a cebola picada e o alho e frite até dourar.
Coloque o frango e frite junto com os outros ingredientes, coloque o caldo de abóbora, acerte o sal e coloque pimenta e o coentro a gosto.
E para garantir ainda mais o sucesso desse prato, em seguida use sua Racleteira para aquecer o queijo até que ele comece a derreter e, então, você o raspa sobre o Caldo de Abóbora.
Para a melhor utilização da Racleteira Premium, o queijo usado deve ter estrutura de meia lua e pode ser adquirido aqui.
Sopa, uma receita tradicional que acrescenta ainda mais sabor para o menu de inverno
Muito procurada em épocas de baixas temperaturas, as sopas são preparos rápidos e fáceis, podendo ser preparadas com ingredientes que mais agradam o paladar de cada pessoa.
Para quem é fã de muito sabor e gosta de ‘exagerar’ na quantidade do raclette, adaptamos uma receita de sopa de legumes, que leva o queijo em cubinho e também ralado, sendo utilizado na preparação final do prato. Acompanhe a receita:
Sopa de legumes com queijo raclette
Ingredientes
4 colheres (sopa) de manteiga
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 cenoura picada
2 xícaras (chá) de mandioquinha em cubos
2 litros de água fervente
2 cubos de caldo de galinha
1 abobrinha italiana em cubos
Sal, pimenta-do-reino e salsa picada a gosto
2 xícaras (chá) de queijo raclette em cubos
Queijo raclette ralado a gosto

Modo de Preparo
Em uma panela, derreta a manteiga, refogue e cebola e o alho por 4 minutos. Junte a cenoura, a mandioquinha e refogue por 3 minutos. Adicione a água, o caldo de galinha e cozinhe os legumes até ficarem al dente. Junte a abobrinha e cozinhe até amaciar. Tempere com sal, pimenta e salsa picada.
Em cumbucas, coloque um pouco do queijo raclette em cubos, despeje a sopa quente e polvilhe as lascas do queijo por cima.
– Dica do chef: você também pode tostar um pouquinho o pão, adicionando um fio de azeite, acrescentando pimenta moída na hora servir a sopa quentinha.
Deixando a estação ainda mais doce
Entre um clássico e outro, um ingrediente que não pode faltar no cardápio de inverno é o chocolate. Segundo pesquisas, em dias frios, há o aumento do consumo e da vontade de consumir essa doçura, pois ela aumenta a microcirculação na pele, trazendo a sensação de aquecimento.
Outra descoberta, é que os compostos químicos contidos no chocolate ajudam o cérebro a liberar endorfina que induzem sentimentos de prazer e relaxamento.
Completando o cardápio de receitas para o inverno, que tal preparar um delicioso fondue de chocolate, tornando a estação ainda mais confortável, recheada de boas lembranças e sabores inesquecíveis? Para garantir mais sabor ao menu dedicado à estação, separamos uma deliciosa receita de fondue de chocolate.
– Dica do chef: em nosso blog, você encontra detalhes sobre a preparação de fondue de queijo. Clique aqui, acesse o conteúdo e acrescente mais esse prato ao seu cardápio de receitas para o inverno.
Fondue de chocolate
Ingredientes
100 g de chocolate meio amargo picado ou ralado
100 g de chocolate ao leite picado ou ralado
1 copo (americano) de creme de leite
4 colheres (sopa) de conhaque ou cachaça
1 caixa de morango
1 rodela de abacaxi picada
3 bananas picadas
2 maçãs picadas
1 laranja picada
1 pão francês picado

Modo de Preparo
Aqueça em uma panela de fundo grosso. Coloque o creme de leite e adicione os dois tipos de chocolate aos poucos mexendo sem parar.
Quando estiver derretido, desligue o fogo e acrescente o conhaque ou a cachaça. Passe o creme para uma vasilha de cerâmica ou inox.
Vale lembrar que quem não tiver o aparelho de fondue pode aquecer a água, colocar num refratário, colocando a vasilha com o creme de chocolate dentro dela, para manter a temperatura do creme. Os garfinhos do aparelho podem ser substituídos por espetinhos para churrasco.
Um toque a mais para aquecer
Se a ideia é aconchego e boa gastronomia, durante as noites frias da estação, as receitas podem ser acompanhadas por um bom vinho e degustadas em frente a uma lareira, tornando o momento ainda mais intimista.
Além desses detalhes, durante os jantares, mais do que fazer parte da preparação das receitas, a Racleteira é uma peça que traz charme e elegância à mesa, agregando requinte aos bons momentos e, claro, garantindo sabores inesquecíveis!