Feriado de Carnaval em casa? Vai de Racleteira!

By In Dicas
carnaval

Cor, brilho, fantasias, danças, comidas, bebidas, alegria, bailes de máscaras, bloquinhos, escolas de samba e os famosos trios elétricos são parte da maior festa popular brasileira, o Carnaval.

Tradicionalmente, as comemorações carnavalescas ocorrem todos os anos, nos meses de fevereiro ou março, começando no sábado e estendendo-se até a Terça-feira de Carnaval, terminando na Quarta-feira de Cinzas, dia que marca o início da Quaresma, seguindo até a Sexta-feira Santa, dois dias antes da Páscoa.

Devido à pandemia do novo coronavírus, esse ano, o feriado de Carnaval foi cancelado/adiado do calendário. Muitas cidades do país já vetaram as comemorações do tradicional evento na tentativa de minimizar a proliferação do contágio da segunda onda da doença.

Com a suspensão dessa tradição popular, muitos foliões e admiradores da festa já estão planejando pequenas comemorações em casa, a fim de não deixar com que, em 2021, a ‘folia’ passe em branco.

Pensando nisso, separamos duas práticas receitas que levam como base um ingrediente popular (assim como o Carnaval), a linguiça toscana: Sanduíche de Linguiça Toscana com Vinagrete e Linguiça Toscana com cebola caramelizada.

Com certeza, ao fazer essas receitas, a comemoração ficará ainda mais saborosa, com deliciosos e marcantes momentos ao lado de pessoas especiais. Confira!

Sanduíche de Linguiça Toscana com Vinagrete

receita

Ingredientes

1 gomo de linguiça toscana

1 colher (café) de óleo

1 xícara (chá) de água

1 unidade de Pão Francês

1 colher (chá) de manteiga

1 colher (café) de salsa picada

Queijo tipo Raclette

Para o Vinagrete

2 colheres (sopa) de tomate picado

1 colher (sopa) de cebola picada

1 colher (chá) de vinagre

2 colheres (chá) de azeite de oliva

Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de preparo

Misture os ingredientes do vinagre e reserve na geladeira. Aqueça uma frigideira e coloque o óleo, junte o gomo de linguiça e doure bem de todos os lados. Adicione a água aos poucos abafando a frigideira para que linguiça fique bem cozida.

Encaixe o queijo raclette no garfo da Racleteira Premium Gourmet. Quando o queijo estiver no ponto, proporcionando cremosidade e, ao mesmo tempo, casquinha crocante ao queijo, retire o garfo da base da Racleteira.

Corte o pão ao meio, espalhe a manteiga temperada com a salsa e acomode a linguiça. Com o auxílio da Faca Inox Especial da Racleteira, raspe a camada do queijo derretido sobre os pratos já montados; adicione o vinagrete e sirva e seguida.

Linguiça Toscana com cebola caramelizada

receita 2

Ingredientes

200 g de linguiça toscana

2 cebolas pequenas cortadas em rodelas

100 ml de shoyu

Cheiro-verde a gosto

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

50 g de açúcar

1 colher de gengibre ralado

30 ml de azeite

Queijo tipo Raclette

Modo de preparo

Asse a linguiça toscana, espere esfriar e fatie em rodelas médias. Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e refogue o gengibre ralado. Junte a cebola e mexa até começar a perder a cor. Depois, junte o açúcar, polvilhando por cima da cebola.

Mexa e espere caramelizar. Em seguida, junte o shoyu, a pimenta e uma pitada de sal. Deixe reduzir até que fique como um molho espesso. Adicione as linguiças cortadas em fatias e deixe refogar por 5 minutos.

Enquanto isso, encaixe o queijo raclette no garfo da Racleteira Premium Gourmet.

Na hora de servir, monte o prato com fatias de pão. Quando o queijo estiver no ponto, proporcionando cremosidade e, ao mesmo tempo, casquinha crocante ao queijo, retire o garfo da base da Racleteira; Finalize com cheiro-verde à vontade.

Bebidas para acompanhar

O Gin pode ser uma excelente opção de bebida para o Carnaval. Podendo ser misturado com água tônica e alguns cubos de gelo, a bebida pode ser acrescentada de limão siciliano, pepino, anis estrelado, gengibre, hortelã e zimbro. Outra opção de drink é o dry Martini. Além de gin, leva vermute, gelo e uma azeitona para decoração do copo.

Como já dito em nosso blog, a harmonização de queijo com vinho é perfeita. Mas, para os dias quentes de Carnaval, uma ideia refrescante e gostosa para aproveitar a folia em casa, é a sangria. Em uma jarra, acrescente o vinho, um refrigerante da sua preferência (pode ser sabor guaraná ou limão) e frutas picadas em cubos de dois centímetros.

drinks

Considerada uma das paixões dos brasileiros, as ‘cervejinhas’ sempre marcam presença nas comemorações. Para acompanhar os sanduiches, além das marcas já conhecidas, aproveite para conhecer outros rótulos e variações, como pilsen, bock e dunkel. E, claro, sempre na temperatura ideal para o consumo: bem geladinha!

Leave Your Comments