O que mudou na experiência gastronômica com a pandemia

O que mudou na experiência gastronômica com a pandemia

A pandemia de Covid-19 mudou hábitos de consumo, alterou comportamentos e segue impactando a sociedade de diversas maneiras. Durante mais de 1 ano, grande parte do país teve restrições que obrigaram as pessoas a pensarem em novas formas de se divertir, reunir amigos e familiares e cuidarem do lazer. A experiência gastronômica foi uma das mais afetadas e modificadas ao longo desses últimos meses.

Com bares e restaurantes fechados, os apreciadores de pratos mais elaborados e de boas receitas se viram obrigados a modificar os seus hábitos. Já que não era mais possível comparecer aos restaurantes e bistrôs, foi preciso buscar uma experiência similar em outros ambientes.

A solução encontrada por grande parte das pessoas foi criar experiências gastronômicas diferenciadas no próprio ambiente de casa. Sabe quando você recebe amigos ou parentes para um jantar especial, trazendo novas receitas gourmetizadas para todos experimentarem?

Pois é, isso passou a ser cada vez mais comum ao longo desses meses de pandemia. O interesse pela culinária nunca esteve tão em alta. Já não bastava mais fazer um prato qualquer ou ficar sempre nos tradicionais churrascos e petiscos. A ideia passou a ser desfrutar de bons pratos cozinhando com beleza, trazendo ingredientes qualificados e provocando experiências únicas para todos os convidados.

Muita gente que antes não se arriscava na cozinha passou a gostar mais de praticar. E quem já gostava se aperfeiçoou ainda mais para buscar inovações nas receitas e na forma de fazer.

A Racleteira Premium é um ótimo exemplo dessa sofisticação e diferenciação que muitos estão buscando no preparo de pratos de qualidade em casa. Nada como preparar um saboroso prato com queijo raclette derretido ao vivo e no ponto ideal. Tudo que você precisa para impressionar os convidados nesse novo contexto!

Vamos ver ao longo do nosso artigo mais fatores dessa mudança na experiência gastronômica. E claro, saberemos também qual a relação da Racleteira com esse momento vivido pela gastronomia e a população em geral.

As principais mudanças observadas

Em meio a tantas novidades, como já mencionamos anteriormente, algumas se tornaram mais perceptíveis e apresentam um impacto maior. É bem provável que você se identifique com uma delas ou até mais, já que muitas vezes uma situação não elimina a outra.

Mais tempo na cozinha

Mais brasileiros passaram a frequentar a cozinha e outros, que já tinham esse hábito, aumentaram o tempo de permanência. O sucesso dos programas de culinária não é uma novidade, já vem mesmo antes da pandemia, porém, no contexto atual, refletiu diretamente no surgimento de milhares de “novos chefs”.

Seja por necessidade, hobby e lazer ou apenas uma distração por passar tanto tempo em casa, muita gente descobriu talentos culinários. Tem a turma que continua não gostando, isso sempre será assim, mas dá para dizer de um modo geral que o brasileiro tomou gosto pela cozinha.

Se alguém dissesse, há alguns anos atrás, que o cômodo de casas e apartamentos mais valorizado viria a ser a cozinha, aposto que todo mundo duvidaria. Pois é, mas se tornou uma realidade em tempos de pandemia. Deixar a cozinha mais aconchegante virou meta para muitas pessoas.

Alimentação saudável

Buscar uma alimentação balanceada, saudável e fitness também não é novidade. Não surgiu com a pandemia, mas uma coisa mudou: a preocupação se tornou maior e impactou nos alimentos vendidos para consumo em casa.

Era raro você ver pessoas preparando uma vasta gama de verduras e legumes em casa. Pela dificuldade de encontrar, de preparar, limpar, picar e por aí vai. Existe muita variação entre um insumo e outro, formas bem distintas de preparo, de tempero. Muita gente desanimava e deixava para comer em alguma saladería ou lugares com esse tipo de proposta.

Tudo mudou e, mesmo em casa, os brasileiros estão consumindo mais legumes, verduras e frutas. Não à toa, hoje você encontra nos supermercados folhas já lavadas, legumes picados e embalados a vácuo e outras combinações já prontas para consumo. Tudo para facilitar a vida desse grande público consumidor de comidas saudáveis.

Delivery

Com bares e restaurantes fechados para consumo presencial por tanto tempo, as entregas deram um boom impressionante. Como nem todo mundo tem tempo ou disposição para cozinhar sempre em casa, a solução se tornou pedir comida por delivery com uma frequência jamais vista.

Tendência que agora pode sofrer uma ligeira queda com a atual flexibilização em todo o país. Porém, o hábito criado pela praticidade de pedir comida sem sair de casa trouxe mudanças que serão permanentes.

Como criar uma experiência gastronômica

O gosto por cozinhar em casa levou muita gente a buscar por novas receitas a fim de preparar pratos mais gourmetizados, criando assim uma nova tendência na gastronomia.

A ideia de receber parentes e amigos para um momento mais íntimo em casa se tornou mais frequente e passou a depender diretamente das experiências gastronômicas oferecidas com os pratos escolhidos e o modo de preparo.

A intenção era explorar receitas mais saborosas, com ingredientes qualificados e diferenciados, e tudo isso sem que ninguém precisasse passar horas dentro da cozinha perdendo os bons momentos do encontro.

E como criar uma experiência gastronômica única e ao mesmo tempo prática e divertida? Criatividade nas receitas e aparelhos certos são uma ótima maneira de alcançar esse objetivo!

Racleteira Premium

Um bom queijo como o raclette, por exemplo, sempre oferece opções variadas de pratos, além de agradar o paladar da maioria das pessoas. Mas você já se imaginou preparando uma receita especial com o raclette sem ter o aparelho ideal para realizar o derretimento?

Uma experiência que tinha tudo para ser ótima pode se tornar um pesadelo. Só que é bem prático resolver isso. Com a Racleteira Premium você tem um mecanismo perfeito para derreter o queijo e servir no ponto ideal para seus convidados.

Você pode preparar pratos bem saborosos com batatas rústicas, legumes grelhados, massas e outros complementos à sua escolha, e finalizar com o toque mais do que especial do raclette derretido sobre os demais ingredientes.

E olha que bacana! Você pode realizar o derretimento do queijo ao vivo, junto aos seus convidados, usando sua Racleteira Premium com um design arrojado e extremamente atrativo. Seus convidados ficarão impressionados, a experiência vai ser positiva e o prato servido ainda vai ser altamente saboroso.

Nesse novo momento potencializado pela pandemia, é essencial ter um aparelho como a Racleteira Premium para que você mesmo consiga criar novas experiências gastronômicas.