caldos

Raclette e caldos: combinações que aquecem

Conquistando cada vez mais o paladar dos brasileiros, de berço Suíço, o queijo raclette alcançou fama por ser o destaque do prato que leva o mesmo nome do queijo, além de compor uma das receitas mais queridas do país, o fondue.

Agora, com a chegada do outono, dentre as várias opções gastronômicas que podem ser elaboradas com o uso do queijo raclette, os caldos, não poderiam ficar de fora da elaboração de pratos que deixam a estação mais aquecida, agradando até os mais exigentes e críticos paladares.

 

Nesse conteúdo, além de três deliciosas receitas de queijo raclette e caldos, para tornar a estação ainda mais aconchegante, elencamos dicas de harmonização de vinhos, para que durante a apreciação dos pratos não haja a predominância de um sabor sobre o outro.

Um bom vinho para harmonizar

Na hora de harmonizar, pratos que levam o queijo raclette pedem vinhos da Sabóia e Jura, as menores regiões vinícolas da França.

Na Suíça, o vinho tradicional é o derivado da uva Chasselas. Por conta da dificuldade de se encontrar essa uva no Brasil, a substituição pode ser feita por Sauvignon Blanc, um Verdelho ou um Chardonnay, que compõem excelentes combinações.

Com frescor e aromas típicos de avelãs, um Roussane também é uma boa pedida, proporcionando um equilíbrio perfeito, deixando o clima da estação ainda mais aconchegante.

Para quem não aprecia vinho tinto, um vinho branco aromático pode ajudar a proporcionar a sensação de ‘limpar’ o paladar, por conta do alto teor de gordura do queijo.

Raclette e caldos

Além de aquecerem, as sopas e caldos possuem inúmeros benefícios para a saúde, auxiliando na hidratação do corpo. A seguir, três receitas em sintonia com o clima do outono, mas que também são perfeitas para o inverno, quando o frio fica ainda mais intenso. Confira:

  • Creme de cogumelos com queijo raclette
  • Caldo de mandioquinha com queijo raclette
  • Sopa com queijo raclette ralado grosseiramente

Creme de cogumelos com queijo raclette

Ingredientes

3 batatas (500g) descascadas e cortadas em cubos; 600 g de mix de cogumelos; 2 colheres (sopa) de manteiga; 4 xícaras (chá) de caldo de legumes; 200 g de queijo raclette ralado.

– Caldo

1 litro de água; 1 cenoura; 1 alho-poró; 1 cebola; 1 folha de salsão; 1/2 dente de alho; 1 ramo de tomilho; 1 folha de louro; 2 cravos; 4 grãos de pimenta-do-reino preta; talos duros dos cogumelos.

 

Modo de preparo

– Caldo

Em uma panela coloque todos os ingredientes e deixe ferver em fogo baixo por 20 minutos, coe e reserve.

– Creme de cogumelos

Retire os talos dos cogumelos e use-os no caldo. Reserve 200 gramas do mix de cogumelos para finalização. Em uma panela em fogo baixo, derreta a manteiga e refogue a maior parte dos cogumelos. Acrescente a batata e o caldo. Deixe cozinhar até amolecer e desligue o fogo.

Acrescente o raclette ralado e bata no liquidificador, acerte o sal, coloque o restante dos cogumelos, aqueça e sirva.

Caldo de mandioquinha com queijo Raclette

Ingredientes

1 kg de mandioquinha

1 cebola pequena

4 dentes de alho

1 cubo de caldo de galinha

1 xícara de queijo raclette ou queijo gruyère ralado

1/4 de xícara de queijo parmesão ralado

Pimenta-do-reino preta (opcional)

Modo de preparo

Descasque as mandioquinhas, cortando em 4, e leve ao fogo, na panela de pressão por 20 minutos, com 1 litro de água. Neste caldo, adicione o caldo de galinha, o alho e a cebola. Após o cozimento, retire as mandioquinhas quase dissolvidas, e processe no liquidificador, retirando o excesso de caldo.

Após essa etapa, despeje o caldo em uma panela, adicionando o queijo Raclette até dissolver.

 

Além de acompanhamentos como, por exemplo, torradinhas ou croutons, caso queira, coloque pimenta-do-reino preta.

Sopa com queijo Raclette ralado

Ingredientes

2 colheres (sopa) de manteiga

4 colheres (sopa) de farinha de trigo

1,5 litro de água

2 tabletes de caldo de carne

Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto

100g de queijo raclette ou emmental ralado grosseiramente

Modo de preparo

Derreta a manteiga em uma frigideira, acrescente a farinha e vá mexendo até que fique dourada. Misture, então, a farinha tostada com a água fria e mexa até ferver.

Tempere com o caldo de carne e os temperos. Deixe ferver em fogo brando até obter a textura desejada.

Por fim, quando for servir, salpique o queijo raclette ralado por cima do prato já montado, caprichando na quantidade. Bom apetite!

317 Comments

  1. KiaVat

    Says 23 jul 2021 at 22:59
  2. AmyVat

    Says 22 jul 2021 at 17:40
  3. undelty

    Says 22 jul 2021 at 05:09
  4. Wxaiyl

    Says 22 jun 2021 at 17:57

    can you buy prednisone in canada – buying prednisone from canada prednisone 200 mg

  5. camsurf

    Says 22 jun 2021 at 17:49

    Nice bro thank you.

Leave Your Comments