Raclette: o segredo do prato está na Racleteira

Raclette: o segredo do prato está na Racleteira

By In Universo Racleteira Premium

O Raclette é um prato versátil, onde é possível adicionar ingredientes de acordo com o gosto de cada pessoa. O nome deriva do verbo francês “racler”, que significa raspar, pois na preparação da raclette a superfície do queijo é aquecida e, conforme derrete, é raspada sobre o prato, que pode conter diversos acompanhamentos. Para compor a mesa, taças de vinho para harmonizar, além de frutas, flores e velas para decorar.

A origem dessa receita não é precisa, mas a principal versão, ‘conta-se’ que tenha sido criada no Valais, cantão no Sul da Suíça, entre os camponeses que derretiam o queijo tipo raclette – queijo suíço que leva o mesmo nome do prato – em volta da fogueira.

Tradicionalmente, a receita leva batatas cozidas, pães, pepino em conserva e embutidos como salame, copa e presunto. Combinando goiabada, temos uma bela sobremesa quente que pode ser servida com sorvete. Basta usar a criatividade para inventar novos sabores e experiências.

Lembre-se: na preparação final, a qualidade dos ingredientes faz toda diferença no sabor do prato, portanto, opte sempre por produtos de boa procedência. Na hora de comprar o queijo raclette, confira se há pelo menos 45% de gordura.

O segredo do prato, a Racleteira

Antigamente, uma forma inteira de queijo ficava presa e um lado era aquecido com fogo. O queijo semi-duro era confeccionado com leite de vaca não pasteurizado, sendo fácil de transportar e degustado por pastores e agricultores, que colocavam o bloco de queijo perto de uma lareira ou fogueira, derretendo-o e servindo com batatas, cebolas e picles. 
Na década 1970, o prato acabou ganhou popularidade, quando surgiram os primeiros aparelhos elétricos para a sua degustação, as Racleteiras. Hoje, muitas famílias, não só as suíças, mas em todas as partes do mundo, têm suas próprias racleteiras, utensílio elétrico onde o queijo é aquecido.

A nossa Racleteira Premium é baseada no modelo tradicional, criado na Suíça. Bonita e de visual moderno, é uma verdadeira obra de arte sob os mais exigentes olhares e para os mais criteriosos fãs da boa gastronomia e de bons momentos. A peça apresenta acabamento milimétrico em todos os cortes e ângulos.

Com a Racleteira Premium, o queijo é derretido por um sistema de aquecimento de cerâmica infravermelha, com alto poder de dispersão térmica através de radiação infravermelha. Dotada de isolamento térmico em sua própria estrutura, faz com que o calor seja dirigido para o queijo de forma focal, o que proporciona também uma ótima economia de energia.

O resultado? Paladar aguçado e raclette derretido no ponto!

Depois, é só raspar o queijo no prato do convidado, colocando à disposição os demais alimentos e elementos, deixando que cada um monte a refeição como preferir.

Nesse período de isolamento social, é ideal para reuniões com a família e para celebrar momentos a dois. A Racleteira Premium também é perfeita para bistrôs e gastrobares que desejam oferecer pratos com um toque de requinte e exclusividade!

Leave Your Comments