Receitas de Natal e Ano Novo com a Racleteira

Receitas de Natal e Ano Novo com a Racleteira

By In Receitas

Para criar pratos deliciosos para seu Natal com uma Racleteira exclusiva

Organizar uma Ceia de Natal completa e ao mesmo tempo simples e elegante é um verdadeiro desafio, não é verdade? Então vamos te ajudar com umas receitinhas deliciosas que não podem faltar na sua mesa e que vão agradar toda a família.

É impossível não escutar pelo menos uma pessoa falando de como está ansiosa para a ceia de natal e as delicias que são feitas nessa ocasião. Queremos fazer parte desses momentos inesquecíveis com você, te ajudando a montar uma ceia gostosa e com diversidades que uma deliciosa raclette pode compor.

Cada receita foi escolhida a dedo – uma mais gostosa que a outra! Nestas receitas vamos colocar o passo a passo e dar algumas opções para você poder variar bem a sua ceia de natal.

Uma ótima pedida para servir de entrada nesse jantar especial, o queijo raclette super combina com pratos frios e quentes e vão incrementar sua mesa. Para o caso de você usar sua Racleteira Premium nas receitas, lembre-se de colocar o queijo para esquentar apenas na hora em que for comer, assim ele fica quentinho e ainda mais saboroso!

Chegou a hora de desfrutas das receitas de Natal e Ano Novo com a Racleteira, vamos lá:

Entradas:

Figos assados com queijo gorgonzola

Figos assados com queijo gorgonzola derretido, um toque de mel e nozes, dão a este prato um sabor sem igual! Em poucos minutos você prepara um aperitivo diferente e delicioso. (Dica do Gourmet a Dois)

Ingredientes: 20 un de figos, 300g queijo gorgonzola, 4 cl sopa de mel, 4 cl sopa de nozes picadas, 2 pitadas de flor de sal.

Modo de Preparo: Corte o cabo dos figos. Com uma faca, faça um X no topo da fruta. Insira um pedaço de queijo dentro do corte. Asse por 5 minutos a 180 C. Regue com mel e salpique o sal. Salpique as nozes trituradas pelo prato.

Salada oriental de arroz com frango

Para esta receita, o truque é cozinhar arroz como macarrão para ele ficar al dente. Mas sabe o que mais? Dá para usar as sobras de arroz ou de frango assado que estiver dando sopa na geladeira! (Dica do Panelinha)

Ingredientes: 2 ½ xícara (chá) de arroz, 1 peito de frango assado e desfiado, 3 talos de salsão, 4 pimentas dedo-de-moça, ½ de xícara (chá) de shoyu (molho de soja), 4 colheres (sopa) de azeite, caldo de 1½ limão, cebolinha fatiada a gosto, gergelim branco e preto torrado a gosto.

Modo de Preparo: leve uma panela média com água ao fogo alto. Quando ferver, coloque o arroz e deixe cozinhar em fogo médio até ficar al dente, por cerca de 12 minutos – o arroz vai cozinhar como macarrão. Mexa de vez em quando para os grãos não grudarem um no outro.

Assim que estiver cozido, passe o arroz pela peneira e deixe escorrer bem a água. Enquanto isso, lave descarte as folhas e corte os talos de salsão em tiras finas de 5 cm de comprimento. Lave, corte a pimenta dedo-de-moça ao meio e descarte as sementes. Fatie cada metade tirinhas.

Numa tigela misture o arroz com o shoyu, o azeite e o caldo de limão. Divida o arroz temperado em 4 pratos, cubra com o frango desfiado, as tiras de salsão e de pimenta. Salpique com a cebolinha, o gergelim e sirva a seguir.

Pratos Principais:

E os pratos principais… ahhh! São muitas opções de carnes que você pode servir, tanto como tira-gosto, quanto como prato principal e os seus convidados ficam à vontade para ceiar ou apenas saborear com uma bebida a seu gosto.

O famoso Peru de Natal Assado

Feito em etapas, leva tempo, mas o resultado vale a espera! Nesta receita vai perfumado com tangerina e sálvia, fica divino graças a uma técnica especial… tem também um molhinho com caldo caseiro, feito do próprio peru. (outra Dica da Panelinha).

Ingredientes: 1 peru de 5 kg, 100 g de manteiga, ½ xícara (chá) de vinho branco, 1 tangerina (ou laranja), ramos de sálvia para decorar.

Modo de Preparo: para manter a textura, o certo é descongelar o peru de maneira lenta e uniforme. Para isso, coloque o peru ainda na embalagem sobre uma assadeira e leve para a geladeira. Deixe descongelar por cerca de 48 horas.

Pré-aqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta). Separe um pano de prato velho e limpo. Corte o pano ao meio para formar um quadrado – ele vai ser usado na hora de secar e assar o peru, depois descartado.

Retire o peru (descongelado) da geladeira e reserve os miúdos para fazer o molho. Para amenizar o sabor artificial do tempero pronto: coloque o peru numa tigela grande e lave sob água corrente. Cubra com água limpa e deixe de molho por 10 minutos. Descarte a água e repita o mesmo processo mais uma vez – isso serve para tirar o excesso de tempero do peru.

Numa panela, derreta a manteiga com o vinho e desligue o fogo. Com o pano de prato, seque bem o peru e transfira para a assadeira. Coloque o pano na panela com o vinho e a manteiga derretida; esprema para retirar o excesso e cubra o peito e as asinhas do peru com o pano. Cruze as coxas e amarre com um barbante ou coloque sob a pele do peru. Corte a tangerina ao meio e coloque uma metade na cavidade, deixando outra para tampá-la.

Leve a assadeira ao forno e deixe assar por 30 minutos. Reduza a temperatura para 180 ºC (temperatura média) e continue assando por mais 3 horas – a cada 30 minutos, retire o peru do forno e pincele com o vinho e a manteiga.

Atenção: se você for fazer o molho com o caldo caseiro, depois da primeira meia hora de forno vai precisar colocar os legumes e miúdos para assar por 1 hora junto com o peru.

Para verificar se o peru está assado, fure a coxa com uma faquinha: se o líquido escorrer limpo, sem sangue, está no ponto. Se tiver sangue, é sinal de que ainda está cru e deve assar por mais alguns minutos. Caso a pele do peru comece a dourar em excesso, cubra com um pedaço de papel-alumínio.

Quando o peru terminar de assar, retire a assadeira do forno e, com uma pinça, retire e descarte o pano da ave. Se quiser, decore com ramos de sálvia, pincele-os com o restinho de manteiga e vinho e leve ao forno por mais 10 minutos, apenas para terminar de dourar o peito.

Transfira o peru para uma tábua de corte. Cubra com papel-alumínio para não esfriar e deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de servir. E, na hora de servir, você pode ligar a sua Racleteira e servir o peru com o queijo de sua preferência derretido com todo charme, bem na hora! Sem falar que a Racleteira tem um design lindo e remonta a uma peça de decoração em sua mesa de Natal ou Ano Novo!

Fraldinha com Raclete

Sim, fraldinha! Uma ótima opção para agradar aos carnívoros de plantão, rss. Ótima para quem quer elevar o nível, essa é uma opção completa e saborosa. O resultado final é uma carne suculenta, macia e com uma cobertura de queijo derretido divina. Você pode escolher qualquer queijo a seu gosto que tenha facilidade de derretimento. (Dica do BBQ).

Ingredientes: fraldinha, temperos a gosto, sal grosso. Queijo com alto índice de derretimento, queijos maturados. Você pode usar amaciante de carne, se quiser.

Modo de Preparo: tempere a carne e deixe marinar por 50 minutos. Faça cortes suaves na carne e leve para a grelha até alcançar o ponto em que deseja servir. Não deixe ressecar, ok? Na hora de servir, coloque no prato e raspe o queijo derretido pela sua Racleteira sobre a carne!

Ficou inspirado? Animado com as receitas de Natal e Ano Novo com a Racleteira?

Esperamos que sim!Além desses pratos, você pode incrementar sua mesa com a tradicional farofa, frutas, outros frios, quiches… Bom, temos certeza que você vai caprichar!

 

Ah! Não podemos esquecer de te contar que estamos com promoções para lá de especiais no nosso site. Acessa aqui e confira!

1 Comment

  1. Candie Pozar

    Says 19 dez 2020 at 05:20

    i like this appropriate post

Leave Your Comments