queijos

Saiba mais sobre o uso dos queijos na gastronomia e conheça dicas para aproveitá-los melhor

Os queijos estão sempre em alta no gosto dos brasileiros. São muitos os tipos existentes, com uma variação bem grande nos sabores e amplas possibilidades de preparo e de receitas envolvendo esse tão requisitado ingrediente. Conhecer o uso dos queijos é fundamental para poder criar as melhores combinações gastronômicas.

Os queijos são tão versáteis que podem ser utilizados para comer puro, aquele famoso petisco todo picadinho em cubos ou rodelas. Podem aparecer fatiados para uso nos mais diversos pães, tão tradicionais em lanches da manhã e da tarde, como um misto quente, por exemplo. Eles ainda aparecem em massas, como pizzas e lasanhas, e até mesmo nas famosas macarronadas com queijo ralado por cima.

Tem versão para todo tipo de gosto! Quanto mais conhecimento você tem sobre cada queijo, mais fácil ficará aplicá-los em ótimas receitas. A gastronomia conta com pratos muito saborosos envolvendo os queijos.

É isso que você vai ver neste artigo. Nossa ideia é que você entenda como usar os queijos das maneiras corretas e com as melhores combinações.

E você ainda vai conhecer dicas para o uso do tradicional queijo raclette, incluindo seu preparo por meio da Racleteira Premium. Um diferencial e tanto de qualidade e originalidade no preparo de pratos bem saborosos!

Tipos de queijo e suas combinações

queijos

Muita gente faz comparações e tenta definir qual queijo é mais gostoso. Além de ser algo muito pessoal, entendemos que tem queijo para todos os momentos, então fica impossível escolher um só.

Listamos na sequência alguns dos queijos de maior destaque que existem no mercado.

Ricota

A Ricota e seu sabor com certa acidez é considerado um dos queijos mais ecléticos existentes. Ele tem uma textura fina que acaba combinando com diversos pratos, além de poder ser utilizado fresco ou defumado.

É um queijo que combina bem como recheio de pratos grelhados, também tem lugar especial no recheio de panquecas, pode ser usado em algumas massas e ainda dá um toque especial em patês.

Brie

O queijo Brie tem origem francesa e é muito bem avaliado aqui no Brasil. Ele tem como característica ser um queijo bem macio, cor amarelada e uma casca branca dura e crocante que complementa o toque especial do sabor.

O brie fica delicioso em salgados folheados, pastel assado, bolinho de risoto. Falando em risoto, já comeu risoto de alho poró com brie e um toque especial de bacon? Se não comeu ainda, fica aí a dica! Em termos de bebida, vai muito bem com vinho ou espumante.

Já pensou, por exemplo, em servir bolinhos de brie empanado com geléia de pimenta? Ou que tal complementar com mel? Pois é, ambas as opções ficam ótimas! A geléia de damasco também combina bastante, dá um contraste apreciado por muita gente!

Gorgonzola

queijos

O gorgonzola é um dos mais tradicionais queijos da família dos queijos azuis, e possui origem italiana. Ele tem um dos cheiros e sabores mais marcantes dentre os queijos, e por isso costuma dividir opiniões.

Mas os apreciadores de queijo amam, e verdade seja dita, esse sabor marcante combinado com os ingredientes certos fica sensacional, não é mesmo?

Você pode preparar um tira gosto mais simples, combinando o gorgonzola com frutas frescas do seu gosto, ou então com nozes, amêndoas ou castanhas. Por ter sabor marcante, um acompanhamento com vinhos tintos pode dar uma “quebra” interessante no sabor.

É possível também refinar um pouco mais no uso do gorgonzola. É um queijo que combina bem com bruschetta, pode ser aplicado em receitas agridoces, e por ser servido muitas vezes no formato de creme, cai como luva também em sopas e risotos.

Parmesão

O Parmesão é mais um queijo de origem italiana, possui um tom amarelado forte, tem um sabor forte e considerado picante e uma textura granulada, levemente cristalizada. O queijo parmesão costuma ser utilizado em pedaços (para gratinar) e aparece muitas vezes também ralado, principalmente em massas e molhos.

O parmesão combina bem como aperitivo acompanhado de verduras frescas, frutas ou mesmo uma salada mais completa. Uma mostarda não muito picante pode dar um contraste de sabor interessante para esse tipo de prato de entrada, e um bom vinho branco seco é uma ótima escolha de bebida.

Outra opção interessante são as tortas de legumes feitas no forno, com o parmesão gratinado. Um exemplo é a berinjela à parmegiana. Você pode pensar também em servir lascas de parmesão sobre carnes e/ou peixes acompanhados de um tradicional vinho tinto.

Gouda

O Gouda possui origem holandesa, tem textura macia e um sabor suave. Quanto mais envelhecido fica, mais intenso se torna seu sabor. Tem a versatilidade de poder ser utilizado ralado, cortado em cubos, fatiado ou mesmo derretido.

Vai muito bem em tábuas de frios e também acompanhado de pães, molhos e até mesmo sobremesas. Ele oferece opções tão variadas que você pode preparar um bom hambúrguer de picanha com queijo gouda e complementos tipo tomate e cebola, como pode também partir para um sanduíche com outra pegada, com fatias de presunto cru, tomate e o gouda.

Sabe o que mais fica bom? Uma porção saborosa de bolinhos de queijo gouda, ou mesmo uma torta de espinafre com o toque especial desse queijo. Bem eclético, não é mesmo?

Raclette

O raclette possui origem suíça e é um dos mais tradicionais e renomados queijos existentes. Está constantemente associado a pratos bem elaborados, requintados e com um sabor diferenciado.

Que tal preparar entradas bem saborosas com pães fatiados assados no forno? Você pode refogar cogumelos no azeite com um leve toque de sal, prepara o queijo em sua Racleteira na hora, espalha sobre os pães, coloca os cogumelos por cima e pronto, tem uma entrada prática, porém muito refinada!

Você pode também caprichar no prato mais tradicional, servindo o raclette com deliciosas batatas e complementos que todo mundo gosta, como bacon, calabresa, milho, tomate e azeitonas.

E olha que bacana!

Além de encontrar o queijo raclette para comprar no site da Racleteira, você ainda pode preparar seus pratos utilizando a Racleteira Premium, o aparelho que vai te proporcionar uma experiência ainda mais especial.

Como o derretimento alcança o ponto perfeito, já que são aplicadas todas as melhores técnicas para aquecimento, derretimento e raspagem, você ganha diversas opções de pratos.

Leave Your Comments