gourmet

Você sabe o que é um produto gourmet? Nós vamos te ajudar a descobrir

O termo gourmet talvez nunca tenha sido tão falado quanto atualmente. O mercado mudou, os consumidores passaram a ter novos hábitos e novas exigências e as empresas estão buscando se adaptar. Hoje é comum você encontrar por aí os chamados espaços gourmet, além de restaurantes, supermercados, pratos e produtos diversos que recebem essa denominação.

Nesse contexto, entra uma questão muito importante: será que você realmente sabe definir e classificar o que é gourmet? Será que tudo que é chamado de gourmet se enquadra mesmo na verdadeira concepção do termo ou muitos fazem disso um marketing para tentar ganhar espaço e visibilidade?

Na culinária, por exemplo, acontece de um determinado produto ganhar popularidade, ficar valorizado e de repente ser tratado como gourmet. Pois é, só que nem tudo que está na moda é de fato gourmet!

Para saber diferenciar é preciso entender de verdade o significado do termo. E é isso que veremos na sequência.

Vamos te ajudar a saber o que qualifica um produto gourmet e você vai entender também o porquê da Racleteira Premium ser considerada um produto gourmet nobre e diferenciado no mercado!

O que é gourmet?

O termo gourmet tem origem francesa e era utilizado inicialmente para se referir ao conhecedor e apreciador de vinhos e de comidas refinadas. Mas esse conceito já foi amplamente diversificado e ganhou derivações que serão nosso foco no momento.

Vamos entender primeiro a aplicação do termo na culinária. Nesse caso, gourmet é utilizado para definir uma culinária mais elaborada, a chamada alta gastronomia. A comida gourmet envolve ingredientes mais requintados e de excelente qualidade, combinações sofisticadas, técnicas de preparo mais apuradas e uma apresentação impecável.

A intenção na alta gastronomia é atender as expectativas de consumidores mais exigentes, que valorizam tanto a aparência dos pratos quanto sua qualidade diferenciada.

gourmet

O que caracteriza um produto gourmet?

Trazendo o termo para essa outra perspectiva, podemos dizer que produto gourmet transforma um alimento básico em uma mercadoria com alto valor agregado. Esse alimento recebe novos ingredientes e composições, que são justamente as características que passam a diferenciar seu status e fazem dele um produto mais caro e valorizado que os demais.

Ele pode ainda ter um design arrojado, muitas vezes exclusivo, com diferenciais de inovação, características únicas e que oferece aos consumidores experiências marcantes, dificilmente encontradas em outros concorrentes no mercado.  Nesse caso, um produto gourmet pode ser classificado também como Premium, garantindo assim um posicionamento de destaque no mercado.

É preciso que, além do apelo da inovação, o produto gourmet reúna um combo dessas características que mencionamos acima. É legal conferirmos alguns exemplos para que fique mais claro!

O que diferencia um brigadeiro tradicional de um brigadeiro gourmet? No caso da receita gourmet, você tem o uso do creme de leite no lugar da gordura da manteiga, o que dá mais suavidade no saber e maciez na textura. Além disso, no lugar dos achocolatados, você usa barras de chocolate nobre, reduzindo assim a quantidade de açúcares e evitando que o brigadeiro fique duro com o passar do tempo.

Pronto, foram usados ingredientes mais qualificados e requintados, o sabor fica mais refinado e o doce que todos nós conhecemos ganha um alto valor agregado. É isso que marca um produto gourmet!

Os hambúrgueres artesanais que tanto estão na moda e costumam ser bem mais caros que os tradicionais, será que todos eles realmente são gourmetizados? Para além da apresentação e dos acompanhamentos, é preciso observar as combinações oferecidas, a criatividade nos sabores e a qualidade dos ingredientes.

A carne precisa ser nobre, o pão deve ser macio e diferenciado, os molhos precisam fugir do tradicional e os demais ingredientes não podem se resumir a uma mussarela comum, bacon gorduroso em cubos e salada.

Percebe como é necessário ter um algo a mais? Não é só aparência, não é só sabor e nem apenas experiência, é um mix de tudo isso. Ter esse conhecimento te ajudará inclusive a ser mais crítico quanto ao que tentam te vender como gourmet.

A Racleteira Premium

Quer ver mais aplicações práticas de tudo que foi dito até o momento? Você vai perceber claramente como os conceitos se encaixam.

A Racleteira Premium é um ótimo exemplo de produto gourmet! Lembra quando falamos anteriormente que um produto gourmet transforma um alimento relativamente simples em mercadoria de alto valor? E que o Premium, mais do que uma ideia inovadora, oferece ainda mais experiências diferenciadas?

Pois é, com a Racleteira Premium você transforma o preparo de pratos com o queijo raclette em experiências únicas! E o próprio aparelho em si, com seu visual moderno e atrativo, além de um acabamento detalhado e altamente qualificado, já ganha um super destaque que chama a atenção de quem está por perto.

O queijo é derretido por meio de um sistema de aquecimento de cerâmica infravermelha, que dispõe de isolamento térmico na estrutura e possibilita que o calor seja distribuído pelo queijo de forma focal e com economia de energia.

gourmet

A Racleteira Premium é um produto gourmet em todas as concepções do conceito. Desde o design, passando pela tecnologia aplicada, a qualidade dos materiais, a experiência oferecida e, por fim, a capacidade de ser utilizado nas melhores combinações do tradicional queijo raclette e de outros pratos sofisticados!

Leave Your Comments